segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Novela Cheias de Charme



         Foram desenvolvidas várias atividades com relação à novela. Primeiro os alunos pesquisaram a letra da música, comentamos sobre a cultura da personagem Chayene que se tornou destaque.
       

                         Atividades realizadas com os alunos:
  





  


  • Letra da música(interpretação)
  • Cultura 
  • Culinária (comidas típicas)
  • Profissão


              
 
               
      

A Árvore Amiga

Texto Poético

Era uma vez uma companheira
que tinha muito para dar:
frutos, flores e madeira
para a todos agradar.

Vivia na Enxara,
no recinto escolar.
Feliz é a sua cara
todos os dias, ao chegar

Os alunos, seus amigos
com ela queriam brincar
mas de todos, os preferidos
eram os que a sabiam respeitar!

Brincar, subir e usar
sem partir nem estragar,
ela ensina a partilhar
e a saber amar!

Fonte: http://nerciazatcerkoney.blogspot.com.br/

Dia da Árvore

Texto Informativo

Em todo o mundo o dia da Árvore é comemorado em datas diferentes. No Brasil, é comemorado no dia 21 de setembro à véspera da chegada da primavera, estação responsável pelo grande aparecimento de flores e por simbolizar a continuação da vida. No dia 21 de março também se comemora o Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta. Essa comemoração oficial teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão, etc. Além disso, as árvores fornecem várias matérias-primas.

Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo; a Sudeste, o pau-brasil; e a Sul, o pinheiro-do-paraná, também conhecida como araucária. Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas, principalmente em tempos de aquecimento global.
 


1. Interpretação de texto:
1) Quando comemoramos o Dia da Árvore?
2) Qual é o maior símbolo da natureza?
3) O que as árvores nos proporcionam?
4) Porque devemos valorizar as árvores?


2. Numere a árvore típica que pertence a cada região brasileira :
( 1 ) Araucária               ( ) Centro-Oeste
( 2 ) Castanheira            ( ) Nordeste
( 3 ) Carnaúba                ( ) Sul
( 4 ) Ipê-amarelo            ( ) Norte
( 5 ) Pau-brasil               ( ) Sudeste


3. Caça-palavras ache o nome de seis árvores:
 

Salgueiro-chorão

Texto científico

O chorão, salgueiro-chorão ou salso-chorão (Salix babylonica) é o nome uma árvore pertencente à família das Salicaceae ou salgueiros. Parece ser originária do Leste da Ásia. É uma árvore nativa do norte da China, mas cultivado há milénios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao longo da rota da seda até à Babilónia, daí o seu nome científico.

Descrição
É uma árvore de tamanho médio a grande porte que pode alcançar até 20 a 25 metros de altura. É de crescimento rápido mas tem uma curta longevidade. É caducifólia, perde as folhas no inverno ainda que, por vezes, durem na árvore até irromperem as novas. É muito pouco exigente com os solos, que apenas têm de ter água suficiente. Medra muito bem em terrenos muito húmidos, sendo capaz de saneá-los absorvendo a água em excesso.
O tronco tem uma cortiça escura que vai rompendo com os anos. Os rebentos são delgados, longos e muito flexíveis, formando uma copa arredondada. O salgueiro é muito utilizado como ornamental pela beleza e frescura que aporta aos jardins. Não é muito longevo a pesares do que díz a adivinha: "Nunca envelheço, eterno sou, e cobijo os sabios dou". As folhas são atacadas pelos insectos minadores que podem fazer agalhas como as da fotografia. Um resumo da árvore neste fermoso desenho que podeis ver. É muito fácil de reproduzir por estaquilhas, de preferência dos pés femininos.
As folhas são lanceoladas de 4 a 10 cm de comprimento, serrilhadas, com a página superior cor verde intensa, a página inferior é mais clara e com pêlos que vai perdendo. As flores são muito pequenas e sem pétalas, formam amentilhos na primavera. São de cor amarelo-esverdeada. Têm flores masculinas e femininas em pés separados (são plantas dióicas).

Outras espécies
Salix babylonica, variante "Pendula", refere-se, geralmente, aos híbridos do salgueiro-branco (Salix alba, L.) com o S. babylonica - o Salix x sepulcralis chrysocoma. Existem outras variedades híbridas, muito cultivadas para fins ornamentais em jardins, como o Salix x pendulina, designada também como Salix x blanda Anderss. e Salix elegantissima K. Koch.
O híbrido Salix x pendulina tem folhas quase ou totalmente sem pêlos e caracteriza-se, na flor, pelos ovários muito mais compridos que a bráctea que a envolve. O Salix x sepulcralis, por seu lado, apresenta folhas finamente serrilhadas, levemente aveludadas na página inferior, enquanto que na flor, o ovário não se apresenta maior que a bráctea ou, acontecendo, não de forma muito acentuada.
Muitos botânicos consideram a espécie Salix matsudana como sinónimo da Salix babylonica, também nativa do norte da China. A única diferença verificada, entretanto, entre as duas "espécies" é a presença de duas glândulas nectaríferas em cada flor feminina, na S. matsudana, enquanto que a S. babylonica apenas tem uma. Tal característica, contudo, não é determinante nos salgueiros, existindo, mesmo algumas espécies que podem ter um ou dois simultaneamente em várias flores.

 

Simbolismo

 
Na tradição cristã uma lenda diz que o salgueiro chorão dobrou as suas ramas para esconder nelas a Virgem e o menino Jesus na fugida para o Egipto. Noutra lenda, o salgueiro chora desde que um ramo seu serviu para golpear Jesus. Na Rússia e na Alemanha, no Domingo de Ramos, a oliveira é substituída, nos ramos, pelo salg
ueiro.
Os ramos novos, pendentes, parecem conotar tristeza e melancolia, pelo que é uma árvore muito frequente nos cemitérios. Entre as variedades cultivares encontramos o Salix babylonica 'Pendula', cujo nome faz referência a tais ramos longos e pendentes quase até ao chão e que lhe proporcionam uma copa arredondada. Teria correspondido à letra S no alfabeto dos druídas, em que as árvores, ou os seus nomes, correspondiam às letras. Depois, através de um complexo sistema de junção de sufixos e prefixos, formavam palavras, constituindo uma linguagem secreta e mágica.
Observando esta fermosa árvore é simples compreender a imagem de mágico que teve noutras culturas. Na China era símbolo da imortalidade, crece ainda que se plantar do revês. Os Chineses sacrificavam um salgueiro ao sol para reconhecer a força do astro. Primeiro chantavam uma rama na terra, junto à porta da casa, e segundo onde caísse ia ser o local da comida. Os caracteres Kanji para o sauce são: yang-lieu, e significam "árvore consagrada ao sol, que se planta junto das portas ao ofereceres um sacrifício". Ainda hoje na China decoram-se as portas das casas com folhas de salgueiro, durante o solstício de verão. Tem sido utilizada, experimentalmente, para recuperar águas poluídas devido à sua capacidade para absorver e transformar poluentes em matéria orgânica.
Para alcançar a imortalidade os ataúdes cobriam-se de folhas de salgueiro. Ainda hoje após do ataúde vai uma rama de salgueiro da que penduram bandeirinhas. Chama-se Lieu-tsing, ou bandeira de salgueiro.



Atividade
Procure no dicionário as seguintes palavras:
Rebento
Ramo
Pendente
Prefixo
Sufixo
Copa
Orgânico
Junção


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Algumas sugestões de aulas

                               Jogos Educativos
 

   Aqui seguem alguns jogos para auxiliarem as suas aulas no laboratório de informática onde os alunos aprendem brincando.Quero compartilhar algumas dessas atividades.Boa aula! 


            Prática de leitura na vertical

Nesse jogo, o aluno deverá ler as palavras que vão aparecendo na vertical e procurar se a palavra em destaque está entre elas ou não.





            Aula de dança
  
É um qubra cabeça que geralmente começa com uma imagem fácil, e vai ficando cada vez mais difícil na medida em que vai acertando.






           O jogo dos quinze

 O aluno deverá colocar os números na ordem correta. Basta clicar e encaixá-los nos espaços corretos, que vão até quinze.


          
          Dinheiro

 Nesse jogo, aparecerá um objeto com o preço ao lado. É só clicar no valor em dinheiro, incluindo os centavos.








         O relógio 

  Esse jogo é muito legal. Clica primeiro no ponteiro menor, para mostrar as horas, e depois no maior, para mostrar os minutos. Eles vão adorar!

  



 



quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Oi pessoal, sejam bem vindos!

Sou professora da rede pública de ensino. Trabalho com crianças de 9 a 10 anos, gosto dessa faixa etária, pois são participativas e a troca de experiências se torna mais enriquecedora.Quero compartilhar algumas atividades com vocês e espero que sejam úteis.